sexta-feira, janeiro 20, 2006

Minha História Oral de Nosso Tempo - Cap. I

Em 2005, li o livro “O Mistério de Joe Gould” de Joseph Mitchell. Fiquei fascinado com a idéia de um livro que contasse a história da humanidade através das conversas cotidianas de anônimos. Já que o mendigo Joe Gould não escreveu, resolvi eu mesmo fazer a minha História Oral de Nosso Tempo particular. Obrigado pela idéia, Joe.

Minha História Oral de Nosso Tempo. Capítulo 1

19/01/2006

— As mulheres têm regalias que não devem ser desperdiçadas.

CONTEXTO:

Era noite, e saí da casa de minha mãe puto da vida porque o Santos tinha perdido. Parei num bar ali perto e pedi uma cerveja. Era um bar freqüentado pelo pessoal da Escola de Sociologia e Política. O pessoal que estava na mesa da frente não me era estranho, deviam ser conhecidos da Stela, amiga minha que estuda lá.

O papo da mesa deles tava altamente filosófico, típica conversa de botequim. Falaram de amor, sociedade, política... Era um cara e duas minas. Até que ele me soltou esta frase e justificou falando que uma mulher bonita e gostosa consegue tudo. Coitadas das meninas da mesa que não eram nem uma coisa nem outra...

MINHA INTERPRETAÇÃO

Uma mulher bonita e gostosa consegue tudo. Um marido rico, um bom emprego, muitas vantagens. Basta ela soltar aquele sorriso encantador e cruzar as pernas de uma maneira bem elegante que está tudo acertado. Uma mulher assim tem as chaves para as portas do sucesso. Estas são as regalias que estas mulheres têm. Foi isso que eu entendi.

Mas nem tudo é tão belo assim. Uma mulher escultural não deve ter sossego algum na rua, no ônibus, na praia e na balada... Ela escolhe quem e o que ela quiser mas ela não terá sossego. Será fortemente assediada. Isto deve ser um saco.

E nosso amigo disse que as regalias não devem ser desperdiçadas. Um convite indecente não deve ser recusado. Presentes e dinheiro sujo de pessoas repugnantes também não devem ser recusados? Talvez as regalias que estas mulheres maravilhosas deveriam aproveitar seriam as festas estonteantes que somente os VIPS podem ir.

Mas eu acho que conseguir as coisas somente por causa da aparência é uma tremenda putaria. No sentido literal da palavra.

Em nossa sociedade, imagem é tudo. Como já dizia o poeta, “as feias que me perdoem mas beleza é fundamental."

Nenhum comentário: