terça-feira, novembro 22, 2005

O poder das palavras


A tela está em branco. O papel ainda não foi escrito. As palavras vão construindo a realidade. Vão inventando uma nova dimensão. Você já pensou em ser Deus? Construir o mundo do jeito que você quer? Pois saiba que você pode brincar disso.

As palavras têm o poder de criar, modificar, modular, transformar, ajeitar... Sejam palavras proferidas ou palavras escritas como esta que vos escrevo. Todos que criaram algo, por algum momento, brincaram, de Deus. Bom, primeiramente, eu preciso dizer que este Deus que eu estou falando é o Deus folclórico, de barba branca. Que criou o mundo em sete dias e tudo mais. Porque, para mim, o verdadeiro Deus existe dentro de nós. Mas esta é outra história...

Eu dizia a respeito da criação do mundo através das palavras. Pois bem, vejam como é incrível o poder das palavras. Quando eu escrevi as primeiras (“A tela está em branco”), nem imaginava sobre o que escreveria no resto do texto. Agora já estou discorrendo a respeito de um assunto todo complexo.

Quantos lindos versos já não foram escritos em momentos de pura inspiração? É o poder da criação que transforma emoções que nos invadem em obras-primas. Sem emoção, as palavras são comuns, sem feitiço. Certa vez, um sambista foi desafiado a fazer um samba sobre uma garrafa. Ele respondeu que era impossível pois ele não sentia nada pela garrafa.

As palavras podem ser tiros disparados por uma metralhadora ou flores ofertadas. Podem causar riso, provocar paixão e podem machucar, magoar e dilacerar corações. Portanto, cuidado com o que você fala.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog e pelas sensíveis palavras. Textos com palavras assim devem ser lidos em voz alta...

Ví seu blog pela comunidade da Paulinha, no orkut.
Gostei bastante.