terça-feira, junho 28, 2005

Uma composição


Uma composição não é apenas uma composição. Um sentimento brota da alma, uma poesia se forma e uma melodia invade o ambiente. Muitas pessoas devem pensar que, para se fazer uma canção, é preciso ser o "tal". Não é verdade. As canções surgem nos momentos de inspiração.

Na verdade, isto não basta. Candeia já cantava: "Não, não basta ter inspiração, não basta fazer uma linda canção. Pra cantar samba é preciso muito mais. Samba é lamento, é sofrimento, é fuga dos meus ais..." Um samba é mais que um samba. O processo da criação é diferente de algo que é feito para ser sucesso. Nunca um verdadeiro samba é algo encomendado.

O samba, e todas os outro gêneros "puros", sem deturpação, sem envolvimento com o gênero comercial, é sentimento. João Nogueira e Paulo César Pinheiro ilustram bem isto nesta canção: "Não, ninguém faz samba só porque prefere/ Força nenhuma no mundo interfere sob o poder da criação/ Não, não precisa estar nem feliz nem aflito/ Nem se refugiar em lugar mais bonito/ Em busca da inspiração/ Não, ela é uma luz que chega de repente/ Com a rapidez de uma estrela cadente que acende a mente e o coração..." Como Candeia, eles começam negando. Este "não" é um "não" ao falso samba, à banalização do que temos de mais puro.

Uma poesia, em si, já é carregada de sentimento. Um punhado de palavras que emocionam, que tocam dentro do nosso peito. Palavras ritmadas, rimadas que produzem alegria, tristeza, reflexão, indignação. Palavras que lembram um antigo amor ou que nos faz pensar quão injusto é o mundo em que vivemos.

Adicione a esta poesia uma linda melodia. Fica melhor ainda. É por isso que a música é maravilhosa. E é por isso que uma música sem uma letra à altura não toca tanto quanto uma bela poesia bem musicada.
A música universal já foi muito maltratada. Muitos pensam que fazem boas canções, mas apenas colocam melodias medíocres sobre letras tão medíocres quanto. Deveria haver uma outra denominação para isto. Música é coisa boa, deveriam dar outro nome para o que o Tchan faz. Aquilo não é música. É um desrespeito a todos que tem ouvidos educados.

Música é o que Cartola, Candeia, Ismael Silva, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Chico Buarque, Bob Marley, Mozart, Chopin, Jimi Hendrix, e outros gênios fazem. Na verdade, não é preciso ser um gênio. A música deve ser pura, feita com sentimento, amor... Música é algo que vem de dentro e não de fora. Por isso não pode ser encomendada para o sucesso.

Nenhum comentário: