terça-feira, junho 28, 2005

Sorria!!!!!!


Certa manhã, acordei feliz. Não havia acontecido nada de especial, mas acordei cantarolando, com um baita de um sorriso na cara. Saí de casa com uma alegria incomum, falando "Bom dia!" para Deus e o mundo. Alguns retribuíam o sorriso, outros apenas resmungavam algumas palavras.

Caminhando e cantando, vi que estava quase sozinho com meu sorriso. Ninguém nem sequer olhava para o lado, apenas seguiam com seus passos apressados. Pensei comigo mesmo: "Será que as pessoas não sorriem?" Sim, porque o sorriso está se tornando uma coisa rara nos tempos caóticos de hoje.

Comecei então a reparar nas pessoas. O que será que se passava na cabeça deles? Apenas preocupação? Será que ninguém tinha ao menos um motivo para sorrir? Fiquei tão preocupado com a humanidade que quase perdi a minha alegria.

De repente uma criança passou por mim e sorriu. Até que enfim! Será que apenas as crianças ainda não foram engolidas pelo "vírus da cara-fechada"? Elas ainda não tomaram as bordoadas que a vida dá na gente. Ainda estão envoltas numa pureza que vai se perdendo conforme crescemos. É por isso que temos muito que aprender com eles. Este sorriso gratuito é fundamental para podermos viver com um mínimo de decência.

Esta pureza infantil reforçou meu sorriso. E segui minha caminhada... Aos poucos, o que era raro começou a se tornar um pouco mais comum. Vi um casal apaixonado que irradiava felicidade, vi um torcedor eufórico com a vitória de seu time sobre o rival, vi dois senhores rindo de piadas que há tempos já não tem a menor graça.

E vi dois trabalhadores tomando uma cerveja na hora do almoço. Eles batucavam na mesa do bar e faziam versos de improviso: "Saí de casa pensando e penando por causa dela. Foi-me embora e agora sobrou apenas uma nega banguela" E o outro respondia: "Maria Estela era muito bela e era tudo o que eu sempre quis. Mas só me sobrou aquela outra que ta lá em casa chupando o nariz". E riam muito. E eu ria junto, é claro.

Minha caminhada findou quando cheguei à casa de minha mãe. Mas meu sorriso permaneceu comigo até o fim do dia. E como seria bom se todos fizessem o mesmo. Pensei, então, que não poderia deixar de escrever uma apologia ao sorriso.

E poetas anônimos e famosos já fizeram o mesmo. "O sorriso é o derreter do gelo da alma" ouvi por aí uma vez. "O sorriso é o momento em que a pureza da alma toma conta de nossos sentimentos..." vi escrito em um muro. O mestre Cartola também já sabia que levar a vida a sorrir era o melhor caminho. E é mesmo. Sorria e irradie a felicidade para todos ao seu lado. Sorria e leve a vida assim. Será melhor para o mundo.

Nenhum comentário: