quarta-feira, setembro 07, 2005

O país do mensalão - I

Vivemos no país do "mensalão". A palavra e a crise são recentes, mas o hábito é antigo. Quando os portugueses aqui chegaram, os índios foram comprados pelo "escambão". Espelhos e outras bugigangas foram os primeiros instrumentos corrompedores na Terra Brasilis.

Com o passar dos anos, foi se formando esta raça brasileira, esperta, malandra. O nosso jeitinho é uma marca nacional. Quem é honesto fica para trás e quem é corrupto anda pra frente.

É propina pra todo lado. Engana-se quem acha que a corrupção está restrita à política. Outro dia presenciei um exemplo banal de corrupção: um garçom de um bar pediu dez reais por fora para abastecer a mesa de cerveja. É só um exemplo entre tantos.

O mensalão nada mais é do que um filho bastardo do capitalismo selvagem. A elite que se escandaliza com isso não vê problemas em lucrar milhões às custas da miséria alheia. Escandaliza-se com as malas de dinheiro, mas compra bolsas caríssimas na Daslu. Os banqueiros que lucram com a política econômica do governo Lula devem estar apavorados. Já pensou se a crise vira econômica e eles perdem a boquinha?

Esta busca insana pelo dinheiro acaba produzindo esta sociedade corrupta. Para que ser honesto e passar dificuldades se você pode tirar um dinheirinho por fora? O jeitinho brasileiro é a nossa eterna desculpa... Brasileiro é assim mesmo... É assim e sempre será. E voltaremos a acompanhar a TV Senado como uma novela das 8.

A opção é de cada um. Se vender ou não. Eu já fiz a minha opção:

"Não me vendo pra viver.
Se tiver que viver assim,
Morro de fome.
Não precisa ter dó de mim,
Honre meu nome."

Nenhum comentário: