quinta-feira, junho 30, 2005

Chora, Argentina!!


Brasil e Argentina já cansaram de se enfrentar em jogos decisivos, mas nunca tinham disputado a final de um campeonato chancelado pela FIFA. Nunca tinham disputado um título fora da América. Até ontem. Como sempre, o Brasil fez história.

A rivalidade que existe entre nós e nossos 'hermanos' nunca esteve tão acirrada. Com um time reserva, batemos os rivais e faturamos a Copa América. Isso não foi nada bom para o orgulho deles. Levantaram o nariz e esperaram a revanche. Como nas Eliminatórias tudo ficou na igualdade, restou a Copa das Confederações.

O detalhe é que a Argentina se classificou de 'lambuja' para este torneio. O Brasil foi campeão mundial e sul-americano, e a Argentina ocupou uma vaga por ter sido vice da América. Só deles terem ido para a Alemanha já foi uma conquista.

Na dia 29 de junho de 2005, uma quarta-feira, as duas seleções se enfileiraram no gramado impecável do moderno estádio de Frankfurt. O Brasil vinha sem Cafu, Roberto Carlos e Ronaldo. A Argentina tinha seus desfalques, mas nenhum deles chegavam ao nível dos nossos craques.

Com dezesseis minutos, o Brasil já havia dado dois chutes de fora da área. A Argentina ainda não tinha feito nada. Os chutes de Adriano e Kaká tiveram endereço certo: o barbante. O jogo que era para ser duríssimo estava uma moleza.

Começa o segundo tempo, Cicinho está impecável nos cruzamentos. Ele joga duas vezes a bola na área. Ronaldinho e Adriano estavam lá para conferir: 4 x 0. Robinho ainda havia disparado uma bomba na trave. Que humilhação! Para não ficar tão feio, Aimar descontou. E o jogo foi caminhando para o fim.

Fim de jogo. Os jogadores começam a armar o pagode no gramado. Com vocês Robinho do Pandeiro, Maicon do Rebolo e Ronaldinho Tamborim... Os argentinos só olhavam. Será que eles iriam armar um tango no gramado se tivessem ganho?

Ronaldinho levanta a taça. É a conquista da tríplice coroa: Copa do Mundo, Copa América e Copa das Confederações. Para a Argentina sobrou os campeonatos juniores, sub-23, e por aí vai. O pior é que eles não aprendem nunca pois quando viram profissionais só tomam fumo.

________

Brasil e Argentina ainda se enfrentaram duas vezes esta semana. Na terça, os juniores argentinos derrotaram os nossos por 2 x 1 no Mundial da Holanda (com Bobô e Tardelli fica difícil). Na quarta a noite, a equipe do São Paulo derrotou o River Plate em pleno Monumental de Nuñez e conseguiu uma brilhante classificação para a final da Libertadores.

Nenhum comentário: