sábado, maio 17, 2008

A vida é um jogo de bola


A vida como reflexo de nossos sentimentos e nossas emoções só poderia ser um jogo de futebol. Com suas sutilezas e adversidades. Com suas glórias e desilusões. Com explosões de alegria. Com momentos de pura amargura, como quando sofremos um gol nos instantes finais de um clássico, proporcionando a vitória do time rival. Na vida também temos momentos de falsa euforia como num gol anulado.


A vida como um espelho de nossos anseios só poderia ter como palco um estádio lotado, com suas bandeiras tremulando e com milhares de pessoas com o coração na mão. Nossos sonhos vão se realizando na medida em que os gols vão acontecendo. Às vezes fazemos belos gols, driblando toda a zaga e só colocando na saída do goleiro. Às vezes acontecem gols contra, furada, e até mesmo cartão vermelho.


Viver é jogar. E existem vários tipos de jogos, como no futebol. Jogos importantes mas não decisivos, como na primeira fase de uma competição. Há momentos na vida em que é preciso matar ou morrer, como nos mata-matas. E existem também, claro, jogos para cumprir tabela. Tudo isso acontece na vida.


A vida que se traduz num gramado é a vida do brasileiro. Porque fora dos campos, em qualquer lugar e em qualquer instante, no imaginário de nossos conterrâneos, a bola rola macia, deslizando mansamente em direção ao gol. E quando, finalmente, toca a rede, gozamos de alegria. É a magia do futebol conduzindo nosso viver.


Foto: Estádio do Nacional A. C., da Barra Funda - O fotógrafo sou eu.