quinta-feira, janeiro 18, 2007

Quantos anos de análise?

Parodiando Adão Iturrasgarai:
Puxar um samba e não saber cantá-lo inteiro - 5 anos de análise
Errar um verso de partido alto na roda de samba - 10 anos de análise
Passar uma tarde inteira escutando sambas do Cacique de Ramos - 100000000000000 anos de análise

terça-feira, janeiro 16, 2007

sábado, janeiro 13, 2007

A inspiração

Meu caro amigo
Vou lhe dizer algo do coração
Leve sempre contigo,
E não perca jamais, a inspiração

Porque ela é o nosso sentimento
Em arte transformada
É emoção
Em poesia transfigurada

Ela é para poucos
Deve ser aproveitada
Vem em pequenas doses
Que jamais devem ser desperdiçadas

Inspiração é emoção
Paixão, dor, amor
Derrete o gelo
Queima nosso peito com ardor

Por isso, meu caro amigo,
Aproveite estes momentos
Porque só assim,
Você pode transcrever seus belos sentimentos

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Nova geração do samba de São Paulo



Meus amigos na roda de samba. Eu sinto que eu tenho uma sorte danada de conviver com essa turma. É muita categoria. Com certeza, essa galera ainda vai dar muito o que falar na música popular brasileira. São eles: Edu Batata, Cacá Sorriso, Cebola, Alessandro Penezzi, Alê do Clarinete, Paula Sanches, Paulinho Timor, Dil Bandeco e Marcelo.
Aqui ainda temos a participação especial de Oswaldinho da Cuíca.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

A menina levada e a censura


“Pô, eu uso Youtube para ver gols e lances polêmicos de futebol. Sou jornalista. Por causa de uma trepada de uma sem-vergonha, eu vou ficar privado de usar um site que me auxilia no meu trabalho?”. Como tantos, um amigo meu jornalista também se indignou ao ver o Youtube, site de compartilhamento de vídeos, fora do ar por causa de uma ação movida pelo namorado de Daniela Cicarelli.

Tudo começou quando, Daniela, muito fanfarrona, transou com seu namorado em uma praia da Espanha. Estando em um lugar público e sendo uma personalidade famosa (ela é ex-mulher de um dos maiores ídolos de lá, o nosso Ronaldo Fenômeno), ela estava sujeita às ações de um paparazzi qualquer. E foi o que aconteceu. Um cinegrafista captou as imagens e logo o mundo inteiro via as imagens na Internet.

O namorado da moça, Tato Malzoni, tratou de entrar na Justiça para retirar os vídeos de rede. Algo impossível já que em poucas horas o vídeo já se difundira como um vírus por todo mundo. No começo do ano, o juiz Lincon Antônio Andrade Moura, determinou que todos os sites que abrigassem o vídeo o tirassem do ar. Como no Youtube, isto é impossível, ele determinou que tirassem o Youtube do ar. Ou seja, censurou. Pela primeira vez em nossa história, a Internet foi censurada. Tudo por causa de uma farra de dois jovens inconseqüentes.

A Brasil Telecom e a Telefonica tiraram o Youtube do ar, privando muitas pessoas de trabalharem, como os jornalistas que dependem do Youtube para verem gols... A situação logo voltou ao normal, com o Youtube voltando a funcionar. Mas a polêmica ficou: este ato de censura abrirá novos precedentes?

Para quem não conhece (algo raro nos tempos de hoje), o Youtube é um site onde você pesquisa vídeos. Lá tem vídeo de programa de televisão antigo, trechos de filmes, vídeos amadores, vídeos de situações como a que viveu a apresentadora da MTV... Tem também, muitos e muitos vídeos de futebol. Para quem é boleiro é o paraíso. Você revê aqueles lances históricos do seu time... Vê gols de importantes finais... Vê tudo o que você imagina e tudo o que você nem imagina que vai ver. Outro dia, vi gols de todas as finais da Champions Legue desde 1981.

O Youtube é o site mais acessado do mundo. Tanto é que foi vendido para o Google pela bagatela de 1 bilhão e 650 milhões de dólares. Incomoda muita gente com seus vídeos, principalmente a indústria fonográfica e os estúdios de cinema, que não gostam de ver seus produtos disponíveis gratuitamente. Apesar disso, nenhum outro juiz do mundo mandou censurar o site. E olha que tem coisa bem pior do que o vídeo da Cicarelli por lá. Por exemplo, as imagens da execução de Saddam. Mas nós, brasileiros, por pouco não ficamos privados de ver o site. Tudo por causa de uma menina mimada que não que ninguém veja suas travessuras na praia.